Cirurgião-Dentista/CRO-RS 16064

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

Cirurgia Ortognática: O que é?

Publicado em 29/12/2020

A cirurgia ortognática (termo de origem grega, ortho – correto, alinhado, gnathos – mandíbula) é um procedimento de correção de deformidade dento-facial. As deformidades dento-faciais são caracterizadas por alterações do padrão esquelético da face, associada à má oclusão dentária, onde os pacientes podem apresentar desproporção na harmonia da face, gerando distúrbios fonéticos, mastigatórios, estéticos e psicológicos.

As principais causas das deformidades são genéticas, onde as gerações podem herdar o padrão facial de seus parentes mais próximos. Traumas faciais no período de desenvolvimento, assim como maus hábitos posturais e respiratórios também podem gerar este problema.

As deformidades podem ocorrer por:

  • - deficiência mandibular (retrognatismo ou microognatismo);
  • - excesso mandibular (prognatismo);
  • - deficiência maxilar, que pode ser ântero-posterior, transversal (mordida cruzada posterior), vertical e anterior (mordida aberta anterior);
  • - excesso maxilar (ântero-posterior ou vertical);
  • - assimetrias.

O tratamento destas deformidades requer um amplo planejamento de análise facial, esquelética e dentária. Após preparo ortodôntico pré-operatório o paciente está apto para a correção cirúrgica, que é realizado por osteotomias, ou seja, fraturas ósseas realizadas cirurgicamente para o correto reposicionamento e encaixe dos maxilares, fixados por placas e parafusos.

No pós-operatório o paciente faz uso de antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios não esteroidais e antiinflamatórios esteroidais (para controle do grande edema). A alimentação fica restrita à líquidos nas primeiras semanas, e uma boa higiene bucal é essencial para evitar a contaminação da área operada.

Últimos artigos