Jun
o
O enxerto ósseo é um procedimento de cirurgia avançada aplicado em casos onde há a necessidade de reconstruir um tecido lesado/traumatizado ou reabsorvido fisiologicamente.
Muitas vezes o paciente tem o desejo de colocar implantes dentários para repor os dentes perdidos, mas se frustra ao saber que não tem suporte ósseo suficiente. Este já foi um problema de difícil resolução nos primórdios da implantodontia, mas atualmente o grande número de técnicas e biomateriais tem deixado este tipo de procedimento cada vez menos invasivo, menos desconfortável e mais previsível, trazendo ótimos resultados.
Em implantodontia essa cirurgia pode ser realizada com blocos de tecido ósseo aparafusado na região desejada; ou com o osso/substituto ósseo particulado inserido em cavidades anatômicas como o seio maxilar, cavidades congênitas, ou cavidades traumáticas. Atualmente, existe uma grande variedade de substitutos ósseos para enxertia. Os tecidos mais utilizados são de origem humana, animal e sintética.
A técnica adequada para cada caso e o tipo de enxerto a ser utilizado deve ser discutido com o cirurgião bucomaxilofacial, para termos uma cirurgia mais tranquila e com os melhores resultados.