Cirurgião-Dentista/CRO-RS 16064

CIRURGIAS GENGIVAIS

Cirurgia dos freios bucais: o que são e quando fazer?

Publicado em 29/12/2020

Anatomicamente, nossa cavidade bucal apresenta algumas estruturas chamadas freios ou frênulos, que possuem a função de limitar a movimentação dos tecidos envolvidos, sendo importante no desenvolvimento da fonação e mímica facial.

O freio labial liga o lábio superior à mucosa gengival, e se inserido muito próximo aos dentes incisivos centrais pode gerar um diastema (afastamento entre dois dentes) que está profundamente relacionado com a harmonia e estética orofacial, gerando até comprometimento psicológico do paciente que o possui.

O freio lingual une o ventre da língua ao assoalho bucal, e algumas vezes pode estar encurtado em suas dimensões, gerando o fenômeno da “língua presa”, que é tão nocivo que pode prejudicar até a amamentação de um recém nascido. A dificuldade fonética é a principal característica dos pacientes que apresentam esta condição.

A cirurgia do freios bucais requer conhecimento de estruturas anatômicas importantes, como as glândulas salivares sublinguais, intimamente relacionadas ao freio lingual. O procedimento é rápido, dura aproximadamente 10-20 minutos e o pós-operatório é simples. A cirurgia do freio lingual requer acompanhamento fonoaudiológico, para o melhor desenvolvimento da fala do paciente.


Aumento de coroa clínica: o que é e quais as indicações?

Publicado em 29/12/2020

O aumento de coroa clínica é uma cirurgia periodontal que tem como objetivo, como o próprio nome diz, aumentar a coroa clínica do dente (parte visível do dente). O que isto significa? Quando o paciente apresenta uma cárie ou fratura dentária que se estende para baixo da gengiva, uma reconstrução da estrutura dentária neste nível torna-se tecnicamente muito difícil ou inviável, devido ao fluidos gengivais e sangramento gerado na manipulação do local. Outra situação em que este procedimento está indicado, é quando por razões estéticas, se faz necessário aumentar o tamanho de um dente no seu comprimento. Nesses casos lança-se mão desta cirurgia, que devolve as margens do dente a um ponto de visibilidade e fácil acesso para restauração.

A cirurgia consiste em remoção de tecido ósseo e gengival ao redor do dente deixando assim as margens prontas para restauração. O procedimento geralmente é rápido, dura em torno de 40 minutos e o pós-operatório é relativamente tranquilo, sendo controlado com antiinflamatórios e analgésicos.

Últimos artigos