Cirurgião-Dentista/CRO-RS 16064

CIRURGIA DOS ÁPICES DENTÁRIOS

Cirurgia paraendodôntica: o que é e quando fazer?

Publicado em 29/12/2020

Cirurgia paraendodôntica é todo o procedimento cirúrgico realizado na região dos ápices radiculares de um dente com tratamento de canal ou com necessidade dele. Quando um tratamento endodôntico não é resolutivo, e permanece uma inflamação ou infecção na ponta da raiz, gerando dor e desconforto ao paciente, esse procedimento está indicado.

A cirurgia paraendodôntica pode ser uma simples curetagem de lesão apical, apicectomia, ou uma das duas associada à enxerto ósseo particulado (quando o defeito ósseo é muito grande). Outra situação que esta cirurgia está indicada é nos casos onde o acesso convencional para realizar o tratamento de canal está inviável, sendo necessário acesso pelo ápice para obturar o canal (obturação retrógada).

A apicectomia é a cirurgia onde o ápice radicular contaminado é cortado do dente, eliminando o foco do problema. Para este tipo de procedimento devem ser avaliados o comprimento da raiz e a extensão da lesão apical, uma vez que raízes curtas e/ou lesões extensas podem gerar mobilidade no remanescente dentário. Presença de pinos intraradiculares também fragilizam a raiz, e podem ser fontes de trincas, que devem ser observados como possível diagnóstico diferencial antes de indicar a apicectomia.

Portanto a melhor conduta deve ser sempre discutida com o cirurgião, observando sempre a causa do problema para indicar o tratamento com o melhor prognóstico.

Últimos artigos