Cirurgião-Dentista/CRO-RS 16064

EXTRAÇÕES DENTÁRIAS

Extrações dentárias: quando são necessárias?

Publicado em 29/12/2020

Alguns pacientes tem medo, ou até um certo pânico quando se deparam com a necessidade de extrair um dente. Apesar disso, este procedimento apresenta baixo risco de intercorrências, é indolor e geralmente rápido.

As exodontias estão indicadas em casos de cárie profunda onde não haja possibilidade de tratamento de canal, mobilidade exagerada do dente, fratura radicular, presença de dentes supranumerários, indicação do ortodontista ou por indicação protética.

O procedimento é realizado sob anestesia local, e em casos simples dura entre 5 e 10 minutos. Em casos mais complexos, onde haja necessidade de dividir um dente ou remover tecido ósseo para soltar a raízes pode durar até 30 minutos. O pós-operatório, se seguida as recomendações, costuma ser tranquilo, não trazendo transtornos ao paciente. Analgésicos são suficientes para controle do desconforto nos casos simples. Em casos complexos pode-se lançar mão de antiinflamatórios.

Extrações Múltiplas: quando fazê-las?

Publicado em 29/12/2020

Muitas vezes o paciente chega ao consultório odontológico com a condição bucal extremamente deteriorada, sendo diagnosticada a necessidade de extração de 5, 10, 15 ou até todos os dentes. Nessa condição, o paciente as vezes sente-se surpreso ao saber que é possível realizar um grande número de extrações na mesma sessão.

A quantidade de dentes a ser extraído e a decisão de fazê-los no mesmo procedimento depende de algumas variáveis, entre elas: a quantidade de anestésico necessário para realizar o procedimento sob anestesia local, uma vez que temos um limite de tubetes a serem aplicados, para evitar uma dosagem tóxica ao paciente; urgência do paciente, devido à doença sistêmica, dor, compromisso ou necessidade de colocar próteses dentárias; ou devido à planejamento cirúrgico de colocação de implantes imediatos sobre os alvéolos dos dentes extraídos.

Em casos onde a quantidade de dentes a serem extraídos é muito grande, ou o paciente não deseja realizar todas as extrações sob anestesia local podemos lançar mão de fazer a cirurgia em bloco cirúrgico sob anestesia geral.

A grande vantagem de realizar extrações múltiplas é a redução do tempo de pós-operatório, onde o paciente irá passar por este período restritivo apenas uma vez, fazendo uso de medicamentos apenas neste momento. A principal desvantagem é o aumento da severidade do desconforto pós-operatório, onde medicamentos mais fortes serão necessários para controlar a dor e o edema, dependendo da quantidade de dentes removidos.

Últimos artigos