Cirurgião-Dentista/CRO-RS 16064

CIRURGIA DAS FRATURAS DE FACE

Fratura de mandíbula: causas frequentes e tratamento:

Publicado em 29/12/2020

A mandíbula é um osso móvel da face, localizado no terço inferior do rosto, suscetível a traumas de tecido mole e ósseo. As fraturas são geralmente ocasionadas por acidentes automobilísticos, agressões, quedas e durante extrações de sisos inferiores. O não uso de sinto de segurança (automóveis), e de capacete (motocicletas) são grandes fatores de risco.

Ao ter a mandíbula fraturada o paciente poderá apresentar dor, edema, desencaixe na mordida dos dentes, dificuldade de abrir a boca e dificuldade para mastigar. As regiões mais afetadas são o corpo, o côndilo e o ângulo da mandíbula respectivamente.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do tipo de fratura e da localização da mesma. Fraturas sem alteração de mordida e alinhadas, sem deslocamento de fragmento ósseo podem ser tratadas com bloqueio maxilo mandibular, onde o paciente fica com os dentes amarrados pelo período de cicatrização, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Fraturas com deslocamento devem ser imobilizadas e fixadas cirurgicamente através de placas e parafusos. Em casos de tratamento conservador o paciente pode ficar de 15 a 45 dias bloqueado. Em casos de tratamento cirúrgico, a boca pode ficar desbloqueada no pós-operatório imediato. O acesso cirúrgico à fratura pode ser feito por dentro da boca, mas algumas vezes é necessário fazer acesso externo pela pele. Portanto, a melhor conduta para cada caso deve ser discutida com o cirurgião bucomaxilofacial, para que o paciente tenha o melhor prognóstico.

No pós-operatório o paciente deverá ter uma restrição alimentar, onde nas primeiras semanas apenas líquidos devem ser ingeridos, passando para uma dieta mais pastosa de acordo com a evolução da cicatrização da fratura.

Últimos artigos